Lula coloca o país em risco, se intromete em processo contra Moraes e Justiça americana toma decisão

A AGU se mete em processo que pode se volta…
A Advocacia-Geral da União, sob comando do governo Lula, entrou numa ação contra Alexandre de Moraes nos Estados Unidos. Isso pode prejudicar o próprio ministro do STF.
Rumble e Trump Media acusam Moraes de censura ilegal e tentar impor ordens judiciais brasileiras dentro dos EUA. O ministro não se defendeu no prazo dado pela Justiça federal da Flórida.
As empresas pediram que Moraes fosse julgado à revelia por não apresentar defesa própria no tempo determinado. A estratégia delas era forte e deixava o ministro sem saída.
Nesta terça-feira, a Justiça dos Estados Unidos autorizou a participação formal do governo brasileiro na ação. Agora a AGU entra oficialmente na briga contra as plataformas americanas.
A movimentação do governo pode se virar contra Moraes e contra o próprio Estado brasileiro. Interferir em processo americano é território perigoso e com consequências imprevistas.
Essa intromissão mostra o desespero do governo Lula em proteger seu aliado no STF. Mas a estratégia pode sair pela culatra de forma espetacular e irreversível.


