URGENTE: A esperada renúncia do 1º ministro finalmente acontece

Primeiro-ministro britânico está deixando o cargo agu…
Keir Starmer anunciou sua renúncia como primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda-feira. O processo de escolha do novo líder do Partido Trabalhista começa em julho, permanecendo no cargo até setembro.
A pressão contra Starmer aumentava há meses e intensificou-se quando Andy Burnham conquistou cadeira no Parlamento britânico na quinta-feira. Isso abriu caminho para desafiar a liderança do premiê pressionado.
Andy Burnham é prefeito de Manchester, no norte da Inglaterra, e influente político trabalhista. Estava impedido de concorrer à liderança por não ser parlamentar até então.
Burnham conseguiu conquistar uma cadeira no parlamento, o que aumentou drasticamente a pressão sobre Starmer. Sem alternativas viáveis, o premiê pediu para sair do cargo.
O novo líder trabalhista assumirá em setembro após processo eleitoral interno. A sucessão ocorre em contexto de pressões internas no partido britânico.
A saída de Starmer marca fim de período turbulento na liderança trabalhista britânica. Burnham emerge como principal candidato à sucessão do cargo presidencial.


